мãє

Mais informações sobre a Gravidez

Posted on: 11/08/2007

 

Citação

Estou Grávida?

 
 
 
Você está grávida?
 
1. Verifique aqui os sintomas principais do começo de gravidez.
Entre os sintomas de começo de gravidez estão enjôos e vômitos (ou a ânsia de vomitar) não apenas pela manhã mas o dia inteiro muitas vezes.
Tonturas e dores de cabeça são menos comuns mas podem também acontecer e são normais.
Seios doloridos, especialmente em volta dos mamilos, e aquela vontade louca de ir ao banheiro (urinar) toda hora também fazem parte.
Não deixando de fora o fato de que você começou a sentir esses sintomas e a sua menstruação ainda não veio.
Não beba nem fume! Vá ao médico e boa sorte!

2. Quando eu vou começar a sentir minha gravidez?
Há mulheres que dizem que sabiam que estavam grávidas já no dia seguinte(do acontecimento) mas isso é realmente incomum. Toda mulher é bem diferente nesse ponto, mas nós vamos generalizar. Claro, a falta da menstruação é o primeiro sinal para a mulher. A sensibilidade dos seios vem geralmente depois de três semanas e enjôos e frequência urinária depois de quatro semanas.

3. Mudanças nos seios.
Para muitas mulheres, a sensibilidade e dor nos seios é o primeiro sinal de gravidez. Geralmente o aumento de tamanho e a dor já são sinais claros antes mesmo de um resultado de teste mais preciso.
Devido à ação de hormônios os seios vão aumentar de volume durante a gravidez. É um sinal positivo de que os seios estão se preparando para a amamentação.
Também um escurecimento dos mamilos poderá ser notado, juntamente com o aumento em diâmetro. Acredita-se que o escurecimento ocorre para ajudar o recém-nascido a focar o mamilo.
Durante o terceiro mês de gravidez o colostrum começa a aperecer. O Colostrum é um fluído amarelo rico em nutrientes que precede o leite e será o alimento do neném nas primeiras horas ou primeiros dias.
Algumas mulheres poderão notar um pequeno corrimento de colostrum nos seus seios e talvez até um pouco de sangue, mas não há motivo para preocupações. O sangue vem dos seios e é devido ao rápido crescimento de pequenos vasos sanguíneos.
No terceiro trimestre os seios continuam a crescer porque agora as bolsas de leite começam também a acordar.
O que a futura mamãe pode fazer de mais importante nessa fase é se informar. Amamentar é muito importante, não deixe seu filho fora dessa.

4. Náusea e enjôos: é normal?
É absolutamente normal. Mas pode também não ocorrer.
Pesquisas mostram que entre 60 e 80 % das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez. Umas mais intensamente que outras. Todo esse enjôo e mal-estar significam que o seu corpo está tornando o ambiente mais receptível para o feto. E é um fato que, as mulheres que passam por essa experiência têm menos riscos de terem um aborto natural.

5. Só em seis semanas é que vai aparecer?
Geralmente com a segunda gravidez a sua barriga vai aparecer mais cedo. Os músculos do abdômen estão mais relaxados bem como os ligamentos do útero.
Com
seis semanas de gestação, o útero ainda está na cavidade pélvica mas está tomando espaço e os órgãos do abdômen estão "subindo" conforme o útero vai crescendo. Em mulheres magras já se nota a diferença. E, daí pra frente, muitas de suas roupas já não vão estar servindo mais. Aceite, não tente continuar usando o seu jeans, pode prejudicá-la por ser tão desconfortável. Use sempre roupas folgadas que não impessam nenhum de seus movimentos.

Tamanho do bebê: O seu bebê está medindo entre 2 e 4mm aproximadamente de comprimento. Essa medida é feita calculando-se a distância do topo da cabeça até o bumbum. Esse tipo de medida é usado pois o bebê passa a maior parte do tempo "sentado", ou seja, com suas pernas encolhidas, o que dificulta a medida da cabeça até os pés.
Com equipamentos apropriados, as batidas do coração podem ser vistas no ultrasom já na sexta semana.
A mãe: A tendência é você ter ganhado algumas gramas, ou até kilo até agora. Se teve enjôos e não conseguiu se alimentar bem, pode ser que você tenha perdido um pouco de peso. Você está grávida há um mês, nesse período, algumas mudanças já podem ser notadas em seu corpo. Se esta é sua primeira gravidez, seu abdômem ainda não deve ter mudado muito mas, você poderá (talvez) notar que algumas de suas roupas estão mais apertadas na cintura.
Desenvolvimento do embrião: Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebê! Ele é, nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse período crítico.
Órgãos como os rins e o fígado, começam a ser formados. O tubo neural, o qual conecta o cérebro e espinha se fechará essa semana. Os intestinos também estão em desenvolvimento. Sua aparência está modificando e logo será possível visualizar braços e pernas.
Abaixo da abertura onde no futuro será sua boca, pequenas camadas podem ser observadas, essas são onde o pescoço e mandíbula inferior se desenvolverão. Nessa semana também, características faciais começam a se formarem. As narinas estão se distinguindo e a versão prematura das retinas oculares também estão sendo formadas.
Mudanças no seu corpo: Alguns incovenientes como
prisão de ventre e/ou queimação estomacal podem ser um incômodo no momento.

Sintomas, sinais e sensações
Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.

Físicos:

  Ausência da menstruação;
  Cansaço e sonolência;
  Vontade de urinar com frequência;
  Náusea, vômitos e salivação excessiva;
  Âzia e dificuldade de digestão;
  Repulsa ou desejo por certos alimentos;
  Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);

Emotivos:

  Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
  Apreensão, medo, alegria, excitação.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você
Óvulo e Espermatozóide se encontram:
Aproximadamente no 14°  dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é liberado pelo ovário e se dirige ao utero através das trompas.  De seu encontro com o espermatozóide procede a gestação.

Óvulo fecundado se transforma em um embrião:
Depois de aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado se implanta no utero materno e começa a ser chamado de embrião. Nesta fase, ele é formado por algumas centenas de células que serão as precursoras na formação de todos os futuros orgãos. 
O início de uma vida aquática:
Devidamente acomodado no utero, o embrião inicia a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbelical, que permitem que ele se adapte à vida aquatica dentro do utero até o momento de seu nascimento.

Qual é o aspecto do bebê:
Próximo ao final do primeiro mês, seu bebê é na verdade uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas duas próximas semanas, iniciará a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medúla), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.

Algumas Possíveis Preocupações
Cansaço 
Muitas gestantes sentem nos primeiros meses da gravidez um enorme cansaço. Isso porque seu corpo está produzindo todo o complexo embrião-placenta, que é o sistema que servirá para sustentar a vida de seu bebê, e também está se adaptando a muitas outras necessidades físicas e emotivas da gravidez. Todo esse processo deve continuar nos primeiros três meses, por isso, se estiver se sentindo muito cansada considere como um fato normal e aproveite para descansar. Aproveite para relaxar sentada com os pés apoiados, aceite a ajuda de algum familiar nos cuidados com a casa, durma umas duas horas a mais por noite. Porém se o cansaço for excessivo, ou se for acompanhado de desmaios, palidez ou palpitações é importante comunicar ao seu obstetra.
Náusea Matutina:
As náuseas, assim como os desejos por certos alimentos, são uma daquelas verdades da gravidez que não se explicam… existem! Porém um terço das gestantes não sofre com os sintomas da naúsea ou do vômito. Para as outras gestantes que sofrem com a náusea, resta ao menos o consolo que não ultrapassa o terceiro mês, e raramente interfere com a alimentação ao ponto de afetar o feto. Muitas vezes ela pode aparecer em outros períodos do dia, como à tarde e à noite, ou mesmo durar o dia inteiro. Ninguém ao certo sabe definir a causa da naúsea, mas pelo menos existem algumas dicas para tentar aliviá-la: faça desde o início da gravidez uma alimentação mais saudável e balanceada; beba muitos líquidos (chás, sucos ou sopas) ou alimentos com alto teor de água (frutas e verduras); evite sentir o cheiro ou a visão dos alimentos que você já identificou que lhe causam a náusea; faça várias pequenas refeições ao dia, evitando ficar longos períodos de estomago vazio; durma bem para se sentir relaxada, e quando levantar de manhã cedo faça-o lentamente; não tome medicamentos contra a náusea sem antes falar com seu médico.
Estímulo a Urinar com Frequência:
No primeiro e último trimestre da gravidez, a maior parte das gestantes faz frequentes idas ao banheiro, e um dos motivos é o aumento representado pelo maior volume de líquidos corpóreos e pela maior eficiência dos rins. Outro fator é a compressão feita pelo utero, que começa a aumentar de tamanho, pressionando a bexiga.
Modificações no Seio:
O seio aumenta já no início da gravidez pela maior quantidade de hormônios produzidos no seu organismo, isso porque se está preparando para nutrir o bebê quando ele nascer. A aréola aumenta e escurece, e aparecem pequenas saliências ao redor, como também surge uma espécie de rede de pequenas veias azuis. A sensibilidade e a sensação de dor, que você sente no início da gravidez tendem a desaparecer no 3° ou  4°  mês. Durante toda a gravidez seu seio continuará a crescer e é muito importante o uso de um bom sutiã que lhe dê sustentação.
Complexos Vitamínicos:
Somente o seu obstetra, conhecendo seu estado de saúde, seu modo de vida e a sua alimentação, poderá estabelecer a necessidade ou não de receitá-las e qual o tipo e a dosagem aconselhada.
Aborto Espontâneo:
Quase toda grávida, em algum momento durante o primeiro trimestre da gravidez, experimenta uma sensação de medo e ansiedade só em pensar na possibilidade de abortar.
Muitas evitam inclusive falar sobre a gravidez até o quarto mês, quando começam a se sentir mais seguras. Normalmente, mesmo não gostando de pensar a respeito, o aborto espontâneo é uma forma que a própria natureza, genética ou não, encontra de selecionar um embrião ou um feto que tenha alguma anomalia. E estes receios são comuns a todas as gestantes, por isso, o melhor é pedir uma orientação completa ao seu ginecólogo, sobre os possíveis sinais de alerta e o que fazer caso eles ocorram. E lembre-se de cuidar bem de si mesma, evitando grandes esforços físicos, descansar e alimentar-se bem e desistir de certos hábitos prejudiciais como o fumo e o álcool. Cuidando bem de você, você estará cuidando bem de seu filho!

A Consulta Obstétrica
A primeira consulta obstétrica é a mais completa, pois seu médico irá recolher todas as informações sobre seu histórico médico e ginecológico, e também serão pedidos vários exames laboratoriais. Antes da consulta, tente se lembrar de todo seu histórico médico, como as doenças e as cirurgias que teve, sobre ao que é alérgica, sobre a história médica de seu marido e toda a família (doenças hereditárias), e sua história ginecológica (data das primeiras menstruações, duração do ciclo, etc). Inicialmente será feita a confirmação da gravidez, com os sintomas que você apresenta e a data da última menstruação, para se estabelecer a data aproximada do parto. Veja você mesma no Calendário Obstétrico quando será aproximadamente a data do parto. O ginecólogo irá também fazer uma avaliação completa de seu estado de saúde, examinando coração, pulmão, abdómen e seios; medirá também sua pressão arterial, seu peso e estatura; e verificará braços e pernas para ver a presença ou não de varizes ou inchaços; e fará também um exame ginecológico completo. Você deverá fazer também uma série de exames: hemograma completo, exame para determinar o fator Rh, exames de urina, papanicolau, exames para os anticorpos da rubéola, VDRL (sifilis), entre outros. Lembre-se: esta consulta é a primeira oportunidade que você tem para você expor suas dúvidas, medos e preocupações, sendo uma excelente ocasião para discutir com seu médico todos os argumentos que podem estar deixando-a ansiosa.

*A citação ‘Estou gravida?’ foi retirada do space abaixo através de pesquisa na internet.

By  http://amigasparasempre.spaces.live.com/

4 Respostas to "Mais informações sobre a Gravidez"

Eu gostaria de tirar uma duvida,a minha menstruação ainda não esta atrasada,é para vir no dia 09/08/,mais eu sinto alguns cintomas, tenho bastante mal estar,tontura ,ancia de vomito,dores nas costas,os meus seios eatão inchados e bastante dolorido.Eu poso estar gravida?Como saber antes do atrso da minha menstruação?por favor me ajudem atirar esta duvida.

Eu gostaria de tirar uma duvida, minha menstruaçaõ so 1 dia sangue morrena. mais eu sinto aluguma sintomas,tenho bastante mal esta nauesa,vontade urina todo hora,dors nas costas,os meus seios esta inchados e bastante dor.

Eu acho que estou agravida tenho 16 anos , e sinto todos esses sintomas, á um mes minha menstruação não desce esta para fazer 2 meses já , fiz um teste de farmaçia na segunda semana depois do acontecimento e deu negativo , mais agora meus seios estão ficando inxados e esta aparecendo umas veias azuis em volta dele , sinto muito dor de cabeça e tontura diariamente, vou fazer mais um teste essa semana estou muito anciosa, sem contar com que algumas calças jeans minha já não estão servindo maais .. será que posso estar gravida ? respondam por favor .. obrigado pela atenção !

vou fazer outro teste de gravidez hojê , dps conto a vocêis o resultado !
bjoos meninas

Deixe um comentário