мãє

Quanto tempo após um aborto posso tentar engravidar de novo?

Posted on: 22/09/2010

 

Quanto tempo depois de um aborto espontâneo posso voltar a tentar engravidar?

Escrito para o BabyCenter Brasil

Pode ser que você tenha que esperar um pouco. O melhor mesmo é conversar com o médico, porque só ele sabe exatamente o que aconteceu com você. Os prazos podem mudar dependendo do tipo e do motivo do aborto, se houve curetagem ou não, e da fase da gestação em que você estava.

No caso de abortos espontâneos simples, no primeiro trimestre, o mínimo que os médicos indicam esperar é o retorno da menstruação normal (sem contar o sangramento que ocorre nos dias seguintes à perda). Normalmente, a menstruação volta de quatro a seis semanas após a perda do bebê, e alguns médicos dirão que você pode tentar engravidar depois disso, dependendo do caso.

Se foi a primeira vez que você perdeu um bebê e a gravidez estava bem no comecinho, o mais provável é que não seja necessária nenhuma investigação e que o médico libere você para voltar a tentar depois da primeira menstruação.

Outros profissionais, porém, adotam uma postura mais cautelosa e recomendarão que você espere pelo menos mais um ciclo menstrual completo, para depois reiniciar as tentativas.

O prazo de espera pode ser ainda maior se o aborto aconteceu quando a gravidez já estava avançada, no segundo trimestre. Se a perda tiver sido causada por um problema externo, como uma infecção, você primeiro precisa se curar do problema para depois voltar a engravidar.

E, no caso de gravidez molar, uma complicação mais rara que gera anormalidades nas células que formam a placenta, pode ser necessário esperar até um ano, com exames de dosagem hormonal periódicos. O médico é a melhor pessoa para determinar direitinho o tempo que você precisa esperar.

Lembre-se de que esse tempo de espera é para o bem do seu próximo bebê, portanto procure segurar a ansiedade. A espera lhe dará tempo para ter certeza de que você já superou a perda, tanto física quanto emocionalmente.

Nesse meio tempo, você pode aproveitar para ficar o mais saudável possível, antes de engravidar novamente. Alimente-se bem e faça exercícios. Se você fuma, por exemplo, pode ser uma boa hora para largar o cigarro.

Continue a tomar o seu ácido fólico enquanto espera o tempo passar. Talvez você precise usar algum método anticoncepcional durante esse período, porque a ovulação pode ocorrer até duas semanas depois da perda do bebê.


*A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot https://maesdeprimeirasviagens.files.wordpress.com/2010/09/2227612494_bef30e3052.jpg?w=300 através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://brasil.babycenter.com/pregnancy/perdas/quanto-tempo-engravidar-de-novo/ através de pesquisa na internet.
Anúncios

1 Response to "Quanto tempo após um aborto posso tentar engravidar de novo?"

Veja só o que achei por ai na internet?Acho que você vai gostar de ler… e quem sabe postar… haha"Sofreu um aborto? Tente engravidar novamente o mais rápido possível"http://hypescience.com/sofreu-um-aborto-tente-engravidar-novamente-o-mais-rapido-possivel/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: