мãє

1° Ultrasom = 7 semanas e ½

Posted on: 18/08/2009

Hoje, a Cris fez sua primeira ultrasom desta segunda gestação e o médico confirmou a presença do feto com batimentos cardíacos fortes e um tempo de gestção de 7 semanas e ½…
 
Abaixo seguem informações sobre este período gestacional e também sobre os anteriores…
 

Sua Gravidez: 7ª Semana de gravidez

Se você grávida de "sorte" você deve ter tido a experiência de enjôos  peça manhã(sintoma de um mal chamado gravidez, uma vez que pode atacar a qualquer hora do dia), lembre que não duram para sempre. A maior parte dos enjôos terminam ou reduzem pelo segundo trimestre de gravidez. Claro que "enjôo mental" tendem a aumentar durante toda a gravidez, conforme a sua lista de coisas a fazer vai crescendo, ou conforme você vai descobrindo o modo como sua vida está prestes a mudar, ou conforme vai aumentando a preocupação de como você vai lidar com tudo isso. Felizmente, a cura para esse enjôo é olhar para o seu novo bebêzinho. Isso cura qualquer "enjôo mental".

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? continue lendo …

Seu corpo

Mudanças estão ocorrendo gradualmente. Algum ganho de peso é comum já nessa época e, para muitas mulheres, a cinturinha já se foi. Se por acaso você não ganhou peso algum e, pelo contrário, perdeu, isso também não é incomum não. Se você está tendo enjôos, automaticamente estará comendo menos. Nas próximas semanas no entanto, tudo deve se normalizar.

Os sintomas iniciais da gravidez podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida.  

Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer como sinal da produção de leite. Sua gengiva vai estar mais sensível, mas isso é normal, apenas não descuide da escovação (prefira escovas com cerdas macias) e das visitas ao seu dentista. O ideal é que você faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.

Dicas para as náuseas matinais

Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma coisa a lembrar sempre é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar – limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Veja outras dicas de como lidar com as náuseas e vômitos da gravidez.

Seu bebê

Esta semana o cérebro do seu bebê está crescendo a uma invrível velocidade 100 células por minuto dentro de um crânio quase transparente. Se você poderia peer dentro, você poderia ver esses minúsculos células. Mais pontos altos incluem:

  • O rosto do seu bebê está se tornando mais definio nesta semana. Um minúsculo orifício da boca (que estará pronta para chorar antes que você se dê conta!!), A língua, narinas e orelha entalhes são visíveis. Os seus olhos estão muito abertos, mas ele não tem íris (a parte colorida) ainda.
  • Os gomos dos braços estão crescendo. Neste ponto eles parecem mais como microscópicas raquetes de ping-pong do que com braços. Os gomos das pernas do bebê também estão formando e irão aparecer como minúsculas raquetes até ao final da semana.
  • O cordão umbilical, a conexão entre o bebê ea placenta, agora é visível.
  • Seu bebê tem agora de 6 à 8,5 milimetros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um Tic Tac e cerca de tão pesado como um cílio. Enquanto que soa minúsculo, ele ou ela é de cerca de 10000 vezes maior do que a concepção. Incrível, não? Deus é, realmente, incrível!!!

Sua vida

Mantendo sua gravidez em segredo pelas próximas cinco semanas será uma tarefa dura. Mas, caso não tenha contado aos seus colegas de trabalho, agora é uma boa hora! Vai ficar aliviada, principalmente depois que eles disserem que nem parece que você está de 7 semanas.

Junto com a confirmação de gravidez, surgem uma série de incertezas, entre elas a de como vai ficar o futuro profissional. O importante, segundo especialistas em direito do trabalho, é esclarecer dúvidas logo para poder exigir seus direitos de forma correta.

A gestante não pode ser demitida da data de confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, a não ser por justa causa (roubo, insubordinação etc). Se sua função envolve risco para sua saúde ou para a do bebê, ela pode pedir para mudar de função, desde que tenha um atestado médico.

Fale com os recursos humanos, assim você pode ter certeza de seus benefícios e direitos legais como uma grávida.

Tome um momento para apreciar o seu estofado LIMPO. No ano que segue à frente e talvez você nunca mais vai vê-lo assim, intacto.

O que você está pensando…

"Como posso me sentir de ressaca se não bebi nada em mais de três semanas?"
 

Faz bem comer…

Gengibre e suco de limão para ajudar contra a nausea.
 

É bom saber…

Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal. Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.

É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto. Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.

Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também. 

Futuro papai

Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes do gato podem conter um parasita que causa a Toxoplasmose – uma infecção que pode atravessar a placenta e provocar danos no bebê. Você deve limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudá-la é evitar que ela coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela "picanhinha" sangrante, ou mesmo o próprio gatinho (por algum ressentimento que ele tenha lhe causado) não o faça na frente dela – é muita provocação.
 

Sua Gravidez: 6ª Semana de gravidez

Apesar que você não irá descobrir o sexo do seu bebé por várias semanas ainda, ele está sendo determinado neste momento. Naturalmente, sua sogra ou avó já sabe que vai ser um menino ou menina. E sua irmã está certa que ela é uma menina. Não é maravilhoso como Deus forma como as pessoas?

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana?  Continue lendo…

Seu corpo

Você pode estar super sensação de cansaço ou náuseas e seus seios parecem querer matar você. Isto é devido à miríade de hormonios atravessando através de seu corpo.

Se você não conseguir permanecer acordada para a segunda parte do filme coloque a culpa no bebê. Esgotamento extremo é muitas vezes um dos primeiros sinais de gravidez, e ao mesmo tempo que o seu organismo provavelmente irá recuperar alguma força no começo do segundo trimestre. Enquanto suas forças estão divididas você pode se pegar tirando uma soneca enquanto assiste a um romance, ou pior, enquanto você está na cena de romance com seu companheiro.

Constante esgotamento e desgaste podem realmente te colocar pra baixo, portanto, certifique-se que você tenha descanso suficiente.

Se você estiver sentindo cansada demais por muito tempo tente remédios naturais para a fadiga.

Mesmo que essa seja a última coisa que você quer ouvir neste momento, exercícios moderados são uma ótima maneira de enfrentar a exaustão. Tente dar curtas caminhadas ou um alongamento suave e classes de hidro-ginástica pré-natal podem ajudar a impulsionar sua energia.

A tendência é você ter ganhado algumas gramas, ou até kilo até agora. Se teve enjôos e não conseguiu se alimentar bem, pode ser que você tenha perdido um pouco de peso. Você está grávida há um mês, nesse período, algumas mudanças já podem ser notadas em seu corpo. Se esta é sua primeira gravidez, seu abdômem ainda não deve ter mudado muito mas, você poderá (talvez) notar que algumas de suas roupas estão mais apertadas na cintura. 

Alguns incovenientes como prisão de ventre e/ou queimação estomacal podem ser um incômodo no momento.

Sinais de aborto

Toda futura mãe se preocupa com a possibilidade de abortar. Se você tiver qualquer dos sinais abaixo, contate imediatamente o seu médico: sangramento; cólicas ou dores abdominais fortes; perda de secreção de cor marrom-escuro ou coágulos de sangue. Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza. Em caso de múltiplos, é possível abortar um dos bebês e continuar com o outro até o final da gravidez. Isso é denominado redução espontânea. Acontece até a 10ª semana em cerca de 20% das gestações múltiplas. 

Seu bebê

Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebê! Ele é, principalmente nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse período crítico.

Esta semana inicia um período de rápido desenvolvimento celular para o seu bebê, que (no momento) se parece com um mini girino, com uma pequena cabeça e cauda. Os seus olhos, ouvidos e boca começaram já a tomar forma.

O seu bebê está medindo entre 2 e 4mm aproximadamente de comprimento. Essa medida é feita calculando-se a distância do topo da cabeça até o bumbum. Esse tipo de medida é usado pois o bebê passa a maior parte do tempo "sentado", ou seja, com suas pernas encolhidas, o que dificulta a medida da cabeça até os pés.

Outros marcos emocionantes incluem:

  • Seu coração do bebé já está batendo a uma batida regular, embora ele ainda está muito fraco para ouvir.
  • Os seus braços estão apenas começando, parecem uns gomos, é como estivessem brotando. Nos próximos dias tomarão forma de nadadeiras. Sua aparência está modificando e logo será possível visualizar braços e pernas.
  • Órgãos como os rins e o fígado, começam a ser formados. O tubo neural, o qual conecta o cérebro e espinha se fechará essa semana.
  • Os intestinos também estão em desenvolvimento.

O seu bebê tem crescido bastante e deve estar do tamanho do granulado de chocolate do seu último brigadeiro, (e do seu último picolé, do último sundae, da última torta,… é …, talvez talvez você já esteja sentindo o que chamam por aí de desejos de grávida, ou desejo de gravidez!).

Sua vida

Não gostamos de falar sobre finanças (pois é muito mais divertido falar meinhas de bebê, e sobre os dedinhos do bebê, bem como a forma de decorar o seu quartinho (infantário), e do chá de bebê que a sua melhor amiga vai organizar,..), mas nunca é cedo demais para se pensar sobre orçamento e poupar dinheiro.

Se os avós quiserem ajudar? Você pode convidá-los a iniciar uma poupança ou aplicação financeira para a faculdade, enquanto você se concentra em preocupações  mais imediatas como a criação de um orçamento doméstico para o primeiro ano.

Quer ter uma idéia de quanto vai gastar?
O governo americano calculou recentemente o custo para criar um filho, do seu nascimento aos 18 anos, e chegou a US$160.140,00 para uma família de classe média. O valor é chocante! E esse valor não cobre a formação escolar.Mas, se você parcelar, US$160.140,00 não é tão ruim assim. Sai em média US$741,38 por mês. Mas é o melhor negócio do mundo, pois vai te render alegrias para a vida toda!

Segundo um estudo feito pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, os gastos com filhos sobem, em média, 2% ao ano. Após os 12 anos o salto é de 10%. "Não existe alternativa: os pais precisam promover uma alteração completa em sua vida financeira após a chegada dos filhos", diz Gary Foreman, financista americano especializado em família.

Faz bem comer…

Dar preferência para frutas, como a maçã, fonte importante para suprir o organismo com fibras, que evitam a prisão de ventre, pode ser uma opção bastante adequada.

O ideal é que você consuma mais alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas, evitando carboidratos. Produtos enlatados, doces e massas podem causar gases e queimação no estômago, sendo assim, evite-os também. Nesta fase, você vai ter desejos por alguns alimentos e repulsa por outros, chamamos isso de malácia. E o mais importante: beba muita água, pois além de hidratar o organismo, ela provoca urina excessiva que acaba por liberar toxinas do seu corpo. Bastante leite também é aconselhável.  

É bom saber…

É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto. Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.

Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê. Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.

Cuide da hidratação da sua pele desde já para evitar estrias, mas nunca use cremes com ácido retinóico.

Futuro papai

Seu filho vai te custar aproximadamente US$160.140,00, e o que você ganha com isso?

  • Direito de dar nomes. O primeiro, o do meio e o último. (seja bondoso com seu filho, ele vai ter esse nome pelo resto da vida dele)
  • Olhares de Deus todos os dias.
  • Risadinhas debaixo das cobertas todas as noites.
  • Mais amor do que seu coração pode suportar.
  • Beijos jogados no ar e abraços com velcro.
  • Infinitas admirações por pedras, formigas, nuvens e biscoitos.
  • Uma mão para segurar, normalmente suja de geléia ou chocolates.
  • Um parceiro para fazer bolhas de sabão, soltar pipas.
  • Alguém para fazer você rir como bobo, não importa o que seu chefe tenha dito ou como as bolsas se comportaram nesse dia.
  • E muito, muito mais…

O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?

  1. Certos aromas podem desencadear os enjôos – café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
  2. Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
  3. Coloque alguns biscoitos salgados tipo "crackers" ou "pretzels" no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
  4. Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).

Sua Gravidez: 5ª Semana de gravidez

Embora você está grávida há quatro semanas, você provavelmente só descobriu agora. Parabéns novamente! Uauuuu! Isso é incrível! O fato de que tem um bebê crescendo dentro de você provavelmente parece completamente surrealista. Não se preocupe, é comum. Ainda assim, fazer o seu melhor para não menosprezá-lo. Em vez disso, concentre-se em fazer uma bela casa para o bebê durante os próximos nove meses, basta cuidar bem de si mesma. Isso significa que comer direito, movendo seu corpo (alguns chamam de exercitar-se, mas soa tão cansativo :-), e pegue leve.

Não se esqueça que para uma gravidez saudável, é necessário fazer os exames pré-natais. Quanto antes você começar, melhor.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo…

Seu corpo

Muitas mudanças estão ocorrendo agora, algumas você já pode ver, ou sentir; outras serão evidentes apenas mais tarde.

Se vocênunca  prestou muita atenção no que você come nós queremos falar com você, senhora X-salada (ou McDonalds) e fritas, esta é a hora dar prioridade para comer os alimentos mais nutritivos que você puder.

Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Considera-se que as gestantes de baixo peso ganham em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6kg e 7kg. Então estar grávida não significa que pode exagerar, muito pelo contrário, você deve ter uma alimentação balanceada. Esqueça aquelas frases "Tenho que comer por dois agora". Isso não procede!

Principalmente se você tem plano de saúde, faça uma consulta com um nutricionista qualificado, que pode lhe ajudar a criar um plano de alimentação que vai ajudar. Um plano nutricional irá ajudá-la a obter as coisas que você precisa para o seu bebê e para você.

Seu bebê

No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebê começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável no ultrassom por algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar. Veja o que mais está em construção:

  • Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
  • O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
  • A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda estão formando a este ponto.
  • Nesse período, o esqueleto do bebê está começando a ser formado.

Todos esse desenvolvimento de alta velocidade e seu bebê tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma semente de gergelim (veja da próxima vez que você estiver comendo um sanduiche, você não vai acreditar como é minúsculo!).

Sua vida

Não espere seu bebê chegar para investir em uma câmera digital. Com a sua nova câmera (ou com a que você já tem), comece a bater  fotos desde o começo da sua gravidez, dessa sua barriga crescendo semana após semana. Depois ao rever as fotos, você não vai acreditar como você estava tão grande (ou tão pequena).

Uma vez que você está tomando todas essas imagens, temos um ótimo lugar para eles. Um documento LifeBook deixá-lo-á a sua gravidez e do seu bebé vida com fotos, clipes de áudio e de vídeo. Carregue o seu primeiro "antes" e obter seu ventre tiro LifeBook começou.

Faça uma lista de todas as coisas que deseja fazer antes de o bebê chegar. Fazer aquele passeio, fazer aquelas compras no shopping ou no Brás,… Inicie o planejamento, porque os próximos meses serão como horário nobre para obter o máximo possível.

Faz bem comer…

Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.

Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

É bom saber…

Cuidado com remédios para gripe, tosse e resfriados. Estamos acostumados a usar esses remédios sem receita médica mas agora que você está grávida, não tome nenhum remédio sem consultar antes com o seu médico.

Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamães podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquiagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.

Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos. 

Futuro papai

A futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.

 

Sua Gravidez: 4ª Semana de gravidez

É? Poderia ser? Sim, é sim. Na parte final desta semana, que também marca o fim de seu primeiro mês de gravidez, você vai perder o seu período. Para você. tudo começa aqui…
 
Está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Nesta fase você ainda não sente nada, mas por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências, caso ainda não tomou, como suspender medicações, parar de beber, de fumar e começar uma dieta balanceada, para que seu bebê tenha um crescimento saudável.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo…

 

Seu corpo

É quando tudo começa.

Uma vez o "filhote" é implantado em seu útero e da placenta começar a crescer, começa o seu coração batendo mais rapidamente. Seu coração pode chegar a bater 15 vezes a mais por minuto. Até que o seu volume sanguíneo dar conta de todas as bombadas extras(o que não irá acontecer em algumas semanas), é provável que você venha a sentir-se cansada na maior parte do tempo. Soa como uma boa razão para tirar uma soneca!

Um lote extra de que o sangue está indo direto para os seus seios, resultando em ternura e da tendência os mamilos despontarem… (Outro sinal precoce de gravidez: Sua cérvix está mudando de cor e amolecendo. Pode ser algo que você já tenha notado.)

Múltiplos: Gravidez múltipla é mais freqüente após tratamento para infertilidade. Os sintomas são semelhantes ao da gravidez única, só que mais intensos.

Seu bebê

 
Seu embrião microscópico já está trabalhando arduamente nesta semana criando a placenta, cordão umbilical e as bases de seu corpo.

O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):

  • Ectoderma – que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso
  • Mesoderma – se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos
  • Endoderma – formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.

A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.

Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses.

O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.

Sua vida

Você provavelmente não pode esperar mais um segundo para saber se está grávida. Então, vá em frente e faça xixi no potinho, ou seja, faça o teste. Basta manter algumas coisas em mente:

Apesar da sua publicidade, nem todos os testes de gravidez são sensíveis o suficiente detectar uma gravidez 30 segundos após a sua menstruação atrasar. Testes de gravidez diferentes detectam níveis diferentes de hormonio HCG. Portanto, não se preocupe se você receber uma negativa inicial. Aconselha-se esperar uns dois ou três dias antes de fazer o teste.

Para melhores chances de "passar" neste teste você deve esperar o máximo que conseguir para fazer xixi. O ideal é usar a urina mais concentrada, ou seja, a urina da manhã.

Uma vez que é oficial, você começa a apresentar uma maneira divertida de compartilhar os resultados do teste (isso se você não tem ninguém no seu ombro enquanto você está fazendo o teste. rs…). Alguns futuras mamães fazem coisas bem diferentes para compartilhar a grande novidade. (Outdoor na BR alguém já fez? rs…) Mas não importa o que você irá fazer, o gesto mais importante deve ser compartilhar seu entusiasmo com as pessoas que realmente lhe interessam, os que vão apoiar você para os próximos nove meses.

 

O que você está pensando…

"Mensagens instantâneas. Café instantâneo… Porque é que ninguém inventou um teste de gravidez instantâneo?"
 

Faz bem comer…

Sopa de lentilhas, que pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural e de doenças congênitas. Então, delicie-se e aproveite!

O ideal é ter uma alimentação balanceada e saudável, rica em Proteínas, Cálcio, Ferro, Ácido Fólico e líquidos (no mínimo 8 copos por dia).

É bom saber…

A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.
 

Futuro papai

Você precisa entender alguns sintomas da futura mãe: Ela está te ignorando? ou ela está mais agarrada a você que trepadeira? Isso é normal, não se preocupe. Esse é um período de muita emoção para ela. É importante entender que o humor dela pode mudar sem aviso prévio. Favor entender pois não é culpa dela, ela pode não conseguir controlar muito bem esses sentimentos.
 

Sua Gravidez: 3ª Semana de gravidez

Parabéns! Você pode estar grávida três semanas! Bem-vindo ao bizarro  mundo da "gravidez matemática", em que 40 semanas de certa forma se encaixam em apenas nove meses, e de sua gravidez começa quase duas semanas antes que você tenha feito a façanha!

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo…

Seu corpo

Quando seu bebê se acomodar no forro do útero mais tarde nesta semana, você poderá notar um pouco de desconforto. Nada de se preocupar, na verdade, este é o seu primeiro sinal de sucesso.

Se você estiver se sentindo cansada esta semana, ou se você estiver convencida de que seus seios estão doloridos isso é porque eles já estão começando a se ampliar, pode não ser "coisa da sua cabeça". Eles são os dois primeiros sinais de gravidez.

Você poderá também ter mudanças bruscas de humor. Isto tudo é devido aos hormônios estão correndo como um piloto de Formula 1 em seu corpo. Esses hormônios são também responsáveis pelo esgotamento inimaginável que você poderá sentir em todas as horas do dia.

Esta súbita vontade de fazer xixi a cada 10 minutos é também um sinal precoce da gravidez. Infelizmente, você vai continuar fazendo xixi com uma frequência irritante durante as próximas 37 semanas.

Você pode até mesmo ter a primeira experiência de pequenas pontadas pela manhã nesta semana. Depois de fazer o teste e receber e receber o resultado positivo na próxima semana, você vai perceber que realmente não era a condução do seu parceiro que estava fazendo você se sentir enjoada (pedido de desculpas, provavelmente serão necessárias 🙂 ). Sem dúvida nenhuma que o seu ofatofica mais aguçado que o de um labrador e tudo o que você cheira da vontade de latir…

Se você tiver marcando a temperatura do seu corpo para tentar engravidar, irá perceber que a temperatura ficará alta por alguns dias. Parabens: Você está grávida!

 

Seu bebê

 

Só porque você não sabe se todo aquele treino deu resultado, não significa que não há muita coisa em andamento dentro de você. Esta semana começa com aquilo que é provavelmente um dos mais importantes acontecimentos na sua gravidez (além da união de óvulo e do espermatozóide e quando você realmente tem o bebê): a implantação. Em outras palavras, sua minininha ou o seu mininão (tecnicamente chamado de "zigoto") irá se alojar no forro do seu útero e se estabelecer alí durante as próximas 37 semanas.

No início dessa semana acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino. Dessa forma ele tem tempo suficiente para transitar pelos órgãos genitais internos da mulher, movendo-se através do canal vaginal, cérvix, útero e trompas de Falópio. Para fazer esse caminho, eles gastam cerca de 10 horas. Dos 300 milhões de espermatozóides depositados na vagina após a ejaculação (quantidade suficiente para engravidar metade da população da China – não diga isto à sua esposa) apenas cerca de 100 a 300 mil atingem as trompas. Apesar de vários espermatozóides penetrarem o revestimento externo do óvulo, apenas um irá fertilizá-lo. Essa passagem pelo revestimento do óvulo leva cerca de 20 minutos. No centro do óvulo, os cromossomos da mãe e do pai se aproximam e milhares de informações genéticas se agregam para formar os cromossomos de seu bebê. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. Já é possível observar os núcleos masculino e feminino, ao microscópio, 18 horas após a concepção. É nesse momento que o sexo de seu filho é determinado, graças ao cromossomo sexual do esperma do papai (X ou Y). Se você não gostar do sexo de seu bebê, reclame com seu marido – ele é o responsável.

Múltiplos: Se dois óvulos são liberados pelos ovários e são fecundados por dois espermatozóides diferentes, serão gerados gêmeos fraternos (dizigóticos). Os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes (menino/menina) e vão ser tão parecidos ou diferentes quanto quaisquer irmãos não gêmeos. Se um óvulo é fecundado e depois se divide em dois, serão gerados os gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos possuem o mesmo conjunto de cromossomos, por isso terão o mesmo sexo, mesma cor de cabelos e olhos, mesmo tipo de sangue, etc. Somente 1/3 dos gêmeos são idênticos (monozigóticos).

Em caso de trigêmeos, quadrigêmeos, etc.. qualquer combinação é possível. Três (ou quatro ou mais) óvulos podem ser fertilizados, gerando trigêmeos ou quádruplos fraternos, etc. Um óvulo fertilizado pode se dividir em triplos idênticos e assim por diante.

Por muito que você gostaria de pensar de "implantação" como o seu bebê bem acomodado na suavidade de seu útero e puxar o cobertor para uma soneca de nove meses, na verdade é o ritual é bem mais parecido com  um Alien . Quando o  embrião atinge o útero, ele libera enzimas que realmente comem o forro do  útero, para que possa criar o seu refúgio para os nove meses! Interessante,  não?

Uma vez implantado com segurança, as poucas células serão divididas em duas partes. Uma parte vai se tornar o embrião (também conhecido por seu motivo de alegria) e a outra parte vai formar a placenta (do seu bebê 24/7 coffee shop, de onde ele ou ela irá ter todos os seus nutrientes). O embrião e seu forro uterino irão começar a trabalhar em conjunto para criar uma intrincada rede de vasos sangüíneos para o fornecimento de oxigénio e de alimentos para a recém-formanda placenta e do próprio embrião.

Perto do final desta semana, devolvendo a sua massa de células irá começar a produzir os seus primeiros gotas do mais famoso hormônio da gravidez,  gonadotropina coriónica humana (HCG). Sendo um pouco mais técnico pode se  dizer que este é um hormônio glicoproteíco, secretado desde o início da formação da placenta pelas células trofoblásticas, após nidação (implantação) do blastocisto. A principal função fisiológica deste hormônio é a de manter o corpo lúteo, de modo que as taxas de progesterona e estrogênio não diminuam, garantindo, assim, a manutenção da gravidez (inibição da menstruação) e a ausência de nova ovulação. Por volta da 15ª semana de gestação, com a placenta já formada e madura produzindo estrógeno e progesterona, ocorre declínio acentuado na concentração de HCG e involução do corpo lúteo.

Uma semana após a fecundação, o ovo está implantado no útero e seu desenvolvimento é muito rápido. Milhões de novas células se multiplicam a cada segundo.

Sua vida

Você está grávida há apenas algumas horas, portanto, você não pode culpar bebê por sua barriga estar crescendo bastante, ao menos ainda não. Ainda assim, se você estiver tentando conceber, e especialmente se você pensa que pode ter "acertado na loto" este mês, esta não é hora de começar uma dieta ou para iniciar um programa de exercícios.

Se você já estiver andando de esteira ou fazendo exercícios, sinta-se livre para continuar a malhando. Exercícios aeróbicos irá realmente fazer sua gravidez mais fácil desde que você não tente quebrar nenhum recorde de resistência. Falando de quebrar recordes, aqui estão os avisos de gravidez que devme ser impressos no lado de cada máquina elíptica: Mantenha sua freqüência cardíaca sob 140 batimentos por minuto e sua temperatura corporal inferior a 39ºC (ou seja, nada de campeonatos de triatlo). Para ser mais realista isto também significa que você deve evitar banhos longos de banheira quente e ficar fora da sauna para os próximos nove meses.

Ainda é muito cedo para notar maiores mudanças físicas, mas algumas mulheres apresentam aumento do corrimento vaginal. Nesta fase, a placenta está começando a se formar e no final da gravidez ela chega a pesar até 400g.

Se você ainda não começou a tomar uma vitamina pré-natal, comece agora. É especialmente importante neste momento para obter pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia. Se a só a idéia de engolir essas pílulas enormes faz com que você fique enjoada mesmo antes do enjôo matinal, você pode tentar ingerir pelo menos alguns das 400 microgramas de ácido fólico por meio da sua dieta. Boas fontes incluem carne de fígado, espinafre, feijão-frade, amendoins e suco de laranja. Ou procurar por um pequeno almoço de cereais que é enriquecido com ácido fólico, assim você pode preencher a sua quota diária em um único pote.

O que você está pensando…

"Eu estou preparada para isso! Estou, mesmo, pronta para isso? Sim, sim, eu sou forte, confiante e capaz de criar um filho! Não posso acreditar, talvez eu possa ser a mãe de alguém!"
 

Faz bem comer…

Espinafre e outras saladas verdes. Espinafre é rico em ácido fólico.
 

É bom saber…

Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros além dos prejuízos para a mamãe podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.

Precisa de mais motivos para ficar longe dos cigarros? Espero que não.

Futuro papai

Aproveite esse início e continue investindo na concepção pois sua vida vai mudar um pouco. Jogue bastante bola, leia todos os jornais e revistas que conseguir, pois seu sossego vai acabar!!!

 

Sua Gravidez: 2ª Semana de gravidez (contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Chegou a hora de começar a fazer o bebê! Você está fazendo todas as coisas direitinho? Pode começar com um jantar romântico a dois com uma boa garrafa de vinho.

Quer saber o que está acontecendo esta semana com seu corpo e que o bebê que está a tentar fazer? Continue lendo…

Seu corpo

Feliz semana de concepção! Esta é a hora que começa a longa jornada que é marcada pelos vômitos até a escolinha de futebol.

Esta semana tem tudo a ver com os números: Entre os 140 milhões e 500 milhões de espermatozóides tentando seguir seu caminho até os tubos de Falópio para chegar a esse único e solitário óvulo. Apenas cerca de 200 deles irá conseguir chegar até ao fim da estrada. E apenas uma irá ganhar o direito de comemorar a entrada na zona final.

Apesar de muita coisa estar acontecendo, a verdade é que está tudo nos bastidores. O seu organismo ainda não sabe o que foi que o atingiu e, pelo menos, até na próxima semana ainda não saberá.

Se você está sentindo alguma pontada, você pode provavelmente culpar a ovulação.

 

Seu bebê

No final desta semana o milagre da concepção irá acontecer e você estará realmente grávida!

Uma vez o óvulo fertilizado, ele será dividido em dois núcleos que contêm os genes, os seus e de seu parceiro (como os lindos olhos do papai e as maravilhosas pernas da mamãe).

Se óvulo efetivamente se encontrar com o esperma, o bebê que eles criaram começará a se dividir rapidamente mais e mais. A pouca bola de células irá duplicar de tamanho a cada 12 horas (felizmente você nunca vai crescer nestas taxas, apesar que você pode sentir-se estivesse).

Embora você não saber que durante os primeiros meses o sexo do seu bebé e a cor dos seus olhos e cabelos, e até mesmo de alguma forma a sua personalidade, tudo já foi determinado. No momento que o esperma se uniu ao óvulo, você e seu parceiro cederam, cada um, 23 cromossomos para criar esta nova pessoa, tudo isso acontece intantaneamente.

Dentro de três ou quatro dias após a concepção, o óvulo vai começar a mudar a partir de uma sólida bola de células (Mórula) em uma camada de centenas de células agrupadas em torno de uma cavidade cheia de líquido, chamado de blastocisto. Se olhar em um microscópio ele vai parecer mais ou menos como um pedaço chicletes mastigado.

Seu pequeno blastocisto (futuro bebê) vai começar a jornada de 7 a 10 dias pela Trompa de Falópio até o útero. Parabéns, mamãe, você está grávida … mas simplesmente não sabe disso ainda!

 

Sua vida

Quer aumentar as suas chances de se criar uma minininha ou um mininão? Experimente o velho método de planejamento familiar natural para determinar quando você estiver ovulando. Tirando sua temperatura na parte da manhã, antes de se levantar da cama todos os dias, pode ajudá-lo a identificar a melhor hora de agarrar o seu amororzão e "treinar" um pouco. Você também pode partir para uma técnica mais moderna e comprar um kit de teste ovulação das drogarias para determinar quando você estiver ovulando, mas a técnica de  baixa tecnologia é muito mais barata (e você pode querer economizae esse dinheiro para fraldas). 
 

Faz bem comer…

Peixes e outros alimentos ricos em ômega 3, também encontrado nas nas nozes, no agrião, no espinafre, na linhaça.

"Duas colheres de sopa de linhaça por dia oferecem uma concentração excelente de Omega 3, que vai ajudar o funcionamento intestinal e favorecer não ter depressão"  David Servan-Schereiber

É bom saber…

Se você acha que pode estar grávida, é hora de começar a jogar seguro. Evite bebidas alcoólicas, fumo e produtos limpeza tóxicos.

 

Sua Gravidez: 1ª Semana de gravidez (contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

A menstruação desta semana pode ser a última vez que você tenha em um bom tempo. Aproveite! OK, talvez não irá aproveitar, mas, pelo menos, aprecie o fato de que se não fosse por esse ovo-soltando e esse ciclo de derramamento de sangue que você mês após mês, você não seria capaz de criar o bebê você espera conceber! Sim, por uma vez, pode considerar esse tal ciclo um amigo seu. Quer saber o que mais está-se esta semana com seu corpo e que o bebê que está a tentar fazer? Continue lendo…
 

Seu corpo

Pelas duas primeiras semanas de sua gravidez, você não vai estar realmente grávida. Sim, você ouviu direito. Quando o seu médico ou parteira calcula a data de nascimento ela irá contar 40 semanas a partir do primeiro dia do seu último período, e não a partir do dia o bebê foi realmente feita (normalmente em torno do dia 14 do ciclo).

Enquanto você estiver no seu período menstrual, o endométrio (forro do útero) se engrossa e se prepara para acolher um óvulo fecundado e o óvulo (aquele óvulo!) está se preparando para ser lançado nas tubas uterinas (trompas de Falópio), esperando se encontrar com um esperma bom nadador e sortudo. Se você estiver planejando ficar grávida, agora é um bom momento para colocar um fim a todos aqueles maus hábitos como o tabagismo, consumo de drogas e álcool.

Existem ações que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar. Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê.

A ultrassonografia de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural. Às vezes só com alimentação a ingestão de ácido fólico não é suficiente. Seu médico saberá te indicar a dose certa. Ela funciona melhor se você tomá-la antes de conceber e nos primeiros dias de gravidez, embora você deseja continuar até o Junior faz sua estréia em nove meses (e para além dela se estiver amamentando).

Seu bebê

Embora,tecnicamente, esta seja considerada a primeira semana da sua gravidez, o bebê ainda é apenas um vislumbre em seus olhos (e um ovo em seu ovário). O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora concepção não irá ocorrer em 14 dias ou mais (nós sabemos, é bem confuso).
 

Sua vida

 

Faz bem comer…

Frutas e verduras ricos em ácido Fólico e vitamina B.
 

Futuro papai

Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que vocês já venceram todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressão social e familiar. Já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir.

*As informações sobre a "Gravidez – Semana a Semana" retirei do site http://saude.fok.com.br/gravidez.html através de pesquisa na internet.
Anúncios

1 Response to "1° Ultrasom = 7 semanas e ½"

eu amei saber algumas coisas sobre os primeiros meses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: