мãє

A importância do leite materno

Posted on: 18/01/2008

A importância do leite materno

 

Uma alimentação saudável durante a gestação é positiva em muitos aspectos: controle de peso, pré-natal tranqüilo, baixos riscos de problemas relacionados a um aumento descontrolado de peso e, não menos importante do que todos os outros itens, a qualidade do leite materno.

Produzir leite está vinculado à quantidade de gordura adquirida pela gestante nos nove meses que antecedem o parto. A nutricionista Regiane Cammarota explica que a reserva de gordura armazenada pela mãe na gravidez será utilizada – e gasta – no período de amamentação.

"O ideal é engordar de forma adequada e, com isso, conseguir a gordura necessária para a produção do leite. A mãe precisa destas calorias, que depois serão queimadas com a amamentação do bebê", diz Regiane.

Se no pré-natal a mãe deve ter uma dieta rica e equilibrada, a atenção com o que se come – e bebe – não deve parar depois do parto. Frutas e muito líquido são ingredientes positivos para o organismo da mãe que está dando de mamar. Mas nem tudo está liberado no cardápio das mamães. De acordo com Regiane, existem alguns alimentos e temperos que podem ser evitados na etapa da amamentação.

"Do mesmo modo que medicamentos passam do corpo da mãe para o do bebê através do leite, os alimentos também sofrem essa interligação. O alho, por exemplo, pode deixar o gosto do leite materno não muito agradável para criança", ressalta a nutricionista.

Além dos benefícios do aleitamento para o bebê, amamentar é um aliado importante na perda de peso pós-parto. "A amamentação queima exatamente as calorias e conseqüentemente a gordura que a grávida concentrou na gestação. Por isso, dar de mamar emagrece e faz bem à saúde", enfatiza Regiane.

"No Brasil, não existe ainda uma conscientização total da importância do leite materno para o desenvolvimento da criança. O leite da mãe é um alimento pronto, rico e na temperatura ideal para o bebê, que não é substituído por produtos industrializados. Amamentar ajuda no crescimento da criança de maneira eficaz e previne a mamãe de uma série de problemas futuros, como o câncer de mama", completa a nutricionista.

Por: Camila Conte

*A imagem do bebê mamando foi retirada do spaces http://cotidianoblues.spaces.live.com através de pesquisa na internet.

*As informações sobre a ‘Importância do leite materno’ foram retiradas do site http://msn.minhavida.com.br/MostraMateria.vxlpub?CodMateria=540.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: