мãє

Diagnóstico de Gestação

Posted on: 08/08/2007

 

 
  
 

DIAGÓSTICO DE GESTAÇÃO
 
Na vida da mulher, o diagnóstico da gestção é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo. Qualquer médico que atenda mulheres em idade reprodutiva de sempre se perguntar: Ela está grávida?
É importante que o médico diagnostique a gestação precocemente. Confirmado o diagnóstico a gestante deverá iniciar o pré-natal e possíveis agentes maléficos ao binômio mãe-feto serão afastados (medicações, ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, manipulação de alguns produtos químicos, etc.)
 
Sintomas e sinais de gravidez
 
O atraso menstrual é o achado quie mais freqüentemente levanta a suspeita de gestação. Entretanto, pacientes com menstruações irregulares, muitas vezes só suspeitam de gestação quanto aparecem outros sintomas como náuseas e vômitos, aumento do volume e dolorimento das mamas, aumento da freqüência urinária, aumento de peso, aumento do volume abdominal e, mais tardiamente, com a sensação dos movimentos fetais.
Ao exame da mulher com atraso menstrual alguns sinais são altamente sugestivos de gestação: aumento do volume uterin e amolecimento do útero ao exame de toque.
Quando existir suspeita clínica de gestação, solicita-se provas laboratoriais que detectam a gravidez, como a gonadotrofina coriônica humana (hCG).
 
Teste de gravidez
 
Todos os testes de gravidez utilizados visam a gonadotrofina coriônica human (hCG) produzida logo após a fecundação e implantação do óvulo ao útero. A determinação deste exame, na urina ou no sangue, é a forma mais utilizada para o diagnóstico precoce da gestação. A produção de hCG é o sinal que o embrião lança na circulação para que o organismo reconheça a gestação.
Os níveis de hCG na gestação normal podem ser dosados pouco tempo após a implantação, aumentam pelo menos 60% a cada 48 horas, alcançando o pico máximo entre 50 e 75 dias de gestação. No segundo e terceiro trimestre da gestação os níveis são mais baixos. A presença de gnadotrofina coriônica na circulação torna o diagnóstico de gestação muito provável, entretanto o diagnóstico de certeza necessita de algum dos três sinais positivos de gestação:
 
  • Presença de batimentos cardíacos fetais (BCF): os batimentos cardíacos fetais podem ser identificados a partir de 10 a 12 semanas de gestação (pelo sonar) ou entre 17 e 19 semanas (pelo estetoscópio); os BCF estão entre 120 e 160 batimentos por minuto e a freqüência cardíaca materna é bem inferior.
  • Identificação, pelo médico, dos movimentos fetais: após a 20ª semana de gestação os movimentos fetais podem ser sentidos os movimentos fetais podem ser sentidos pelo examinador que coloca a mão sobre o útero materno.
  • Visualização do feto: a identificação do feto pode ser realizada por ecografia via transvaginal (a partir da 6ª semana de gestação) ou via abdominal (a partir da 8ª semana de gestação).
O diagnóstico de gestação não é muito difícil de ser confirmado, depende fundamentalmente do médico e da paciente cogitarem a possibilidade.
O diagnóstico diferencial de gestação deve ser realizado sempre que alguns sinais e sintomas clínicos estiverem presentes: quase todos os distúrbios menstruais, sintomas gastrointestinais – dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos, inapetência ou aumento do apetite, intolêrancia a alguns alimentos -, aumento da necessidade de sono, distúrbios do humor, aumento ou diminuição do peso, aumento do volume abdominal, hipersensibilidade mamária, dores abdominais e pélvicas, corrimento vaginal, aumento da freqüência urinária, noctúria, etc.
Na maioria das situações, a anamnese, realizada com interesse e atenção, e o exame clínico-ginecológico cuidadoso excluem ou confirmam o diagnóstico de gestação. Entretanto, sempre que ouver dúvida diagnóstica, a dosagem do hCG e/ou a realização da ecografia transvaginal não deverá ser prescindida.
 
Autoras: Dra. Helena von Eye Corleta e Dra. Heloísa Sarmento Barata Kalil

*As imagens refentes a gestante e aos bebês foram retiradas do space abaixo através de pesquisa na internet.

By http://amigasparasempre.spaces.live.com/

*As informações sobre o ‘Diagnóstico de Gestação’ foi retirado do site abaixo através de pesquisa na internet.
Anúncios

1 Response to "Diagnóstico de Gestação"

Você não imagina como amei esse space!
Sou mãe de 4 filhos e se pudesse queria mais! Amo ser mãe, gerar uma vida, proteger um filho.
Só quem viveu essa emoção consegue imaginar.
Seja bem vinda ao meu space!
Andrea 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: